A Equal foi selecionada no programa M-Start, do Mining Hub, para oferecer soluções para o Centro de Educação Ambiental (CEA) da AngloGold Ashanti. Criamos um projeto que leva em conta as necessidades da mineradora madrinha: de um gerador solar fotovoltaico que se complementa com um circuito de energias renováveis com a apresentação de diferentes tipos de energia.
Coletamos dados de consumo da infraestrutura elétrica e dos edifícios para criamos uma alternativa capaz de produzir toda a energia consumida pelo CEA. O valor da conta será reduzido em 90%, numa economia de, aproximadamente, R$ 21 mil por ano.
Além disso, ao utilizar energia renovável, o impacto ambiental da unidade também diminui, apresentando uma redução equivalente a 7,4 toneladas de CO2 por ano ou a 53 novas árvores plantadas.
No Centro Educacional, está prevista a instalação de um circuito com várias fontes de energia, como um gerador eólico que produz energia suficiente para uma televisão; um biodigestor doméstico que gera biogás para cozinha e um biofertilizante, que pode ser usado em jardins ou pequenas plantações. Todos os equipamentos possuem monitoramento da produção em tempo real, com possibilidade de demonstrações para os visitantes. Esse projeto pode ser conhecido, em detalhes, no minicurso de energias renováveis, oferecido pelo CEA e ajudou a aumentar a percepção de valor dos visitantes que vão até o centro.
A unidade de Brasília será composta por um microgerador com capacidade prevista de 75kW.
Esta é uma iniciativa em parceria com o projeto Compostar, com previsão para instalação de geração de energia por meio do biogás.
O projeto solar fotovoltaico em Porteirinha, próximo à Janaúba, é composto de uma usina de microgeração e possui alta produtividade devido à radiação solar local.
O projeto solar fotovoltaico em Itamonte é uma parceria com o Instituto Alto Montana da Serra Fina, que promove a conservação e preservação dos ecossistemas de montanha da Serra da Mantiqueira. Por este motivo, um dos objetivos da parceria é incorporar programas de ensino sobre energias renováveis aos cursos já existentes no instituto.
A primeira usina de microgeração solar fotovoltaica de 100 kWp está em construção, e a segunda com a mesma capacidade está prevista para 2021.
O projeto solar fotovoltaico em Alpercata, próximo à Governador Valadares, vai contar com uma usina de microgeração distribuída.
Numa segunda fase, está previsto o reaproveitamento dos dejetos de fazendas vizinhas, produtoras de leite, na produção de biogás.
O projeto de microgeração de Itapecerica tem sua capacidade dividida em duas usinas que estão localizadas no Hotel Fazenda Palestina e na fazenda Partidário.
Por estar sediado em um hotel fazenda, a apenas duas horas e meia de Belo Horizonte, esse projeto é o mais recomendado para visitação, para quem quer conhecer o funcionamento de uma usina solar fotovoltaica.